Lembro-me bem quando acordava de madrugada para assistir o ironman que passava de madrugada e sempre para ver Fernanda Keller, que foi a atleta que me inspirou a realizar meus sonhos, o de participar de uma prova de triathlon e fazer um ironman. Sempre acreditei que um dia pudesse realizar uma prova de triathlon, mas não tinha referência nenhuma, apenas um irmão de uma amigo meu praticava e achava o máximo, sempre procurava saber o que ele treinava e como, porque o triathlon ainda é um esporte novo considerado a outros bem mais antigos.
Muita coisa mudou e em meados de 2005 comecei a pensar na ideia de voltar a treinar e completar uma prova de triathlon, pois estava ocupado com faculdade, depois casamento e no momento certo e na hora certa comecei a treinar, procurei um técnico e fiquei amigo de boa parte dos atletas daqui de BH, foi super bacana, trabalhava numa empresa que me patrocinava, aí foi bom demais, fiz provas de sprint, olímpico, meio iron até chegar no grande e sonhado ironman. Conheci muitas cidades brasileiras e pude observar que o esporte vem crescendo e muito. Mas como o esporte foi popularizando principalmente nas provas de longa distância, começaram a surgir aqueles atletas conhecidos como "frangos", atletas de um poder aquisitivo muito alto que tinham na bagagem a melhor bike, o melhor tênis, o melhor óculos, etc, mas não treinavam nada e ainda queimavam o filme com seus corpos longe do ideal para um atleta de ironman.
De uns seis anos para cá, virou febre, moda, sem lá qual a melhor definição, a maioria quer treinar três meses ou até menos e fazer uma prova altamente desgastante como o ironman. Ironman é para quem gosta e não para falar que completou, existe uma filosofia por trás dessa prova, não é uma prova qualquer, o atleta tem que se preparar, através dos treinos, uma boa alimentação, musculação e boas noites de sono. Hoje vejo muitos atletas se esforçando o máximo, mas outros que só postam fotos nas redes sociais, corri tantos km, hoje pedalei sobre tais condições, fiz isso, fiz aquilo, não adianta, uma frase que aprendi logo que iniciei no triathlon "Treino é tudo na vida".
Alimentação ajuda bastante mas sem exageros, já vi atletas que acho que nem sabem mais o gosto de um arroz, um feijão, uma farofa, só tomam suplementos. Outro dia entrei numa rede social e vi a foto de uma atleta que postou seus suplementos, cara fiquei horrorizado, ela toma uns quinze tipos diferentes de suplementos, agora me expliquem, ajuda muito a tomar isso tudo? Quando Dave Scott e Mark Allen disputavam aquelas provas sensacionais no Hawaii, existia o que para para auxiliar na hidratação? Resposta: NADA, sou old school, nada contra os suplementos, pois sei que ajudam bastante, pois já tomei alguns.
No mês de janeiro fiz uma experiência, comecei a treinar pesado, direto, com uma boa alimentação sem segredos e sem suplementos: Resultado: perdi quase seis quilos e minha performance estava boa, a melhor de todas até hoje desde que comecei a treinar, então, ironman é um esporte duro, muitas barreiras irão aparecer para desviar seu foco e até mesmo fazer você desistir, mas quem é ironman de verdade não larga esse osso nunca !!!!!